segunda-feira, 18 de outubro de 2010


PaTeRnIdAdE DiViNa, HuMaNa e AnImAl




      Analisando a vida e suas consequências, vejo que a paternidade/maternidade (e tudo mais que implica procriação da espécie e sua preservação) tem seus caos e tropeços. Inclui-se nesse equilátero,   obviamente sem nenhum abrandamento, a espécie humana - a mais desafiadora e turbulenta de todos os seres da criação.
Penso eu que Deus não deve ter cabeça... e, se analisarmos friamente... não estou falando de uma cabeça como a nossa, que por míseros problemas terrenos se congestiona, surta e em resultado disso, catástrofes e mais catástrofes emocionais e comportamentais se instalam na vida (ainda mais miserável) do vivente.
Imagino, na minha mente fértil e cinematográfica, Deus lá encima, observando nossas pirraças, nossas raivas e atitudes medíocres de crianças mimadas e mau educadas quando nos confrontamos com frustrações mínimas (ou até grandes) e nos perdemos de nós mesmos.   Creio que Ele se diverte! Sim! Deus deve ter um senso de humor “Divino”, porque senão, pela quantidade de imbecilidade coletiva, se Ele se aborrecesse, já teria nos eliminado ou melhor, nos exterminado do universo há muitooooooo tempo poupando-se de tantos aborrecimentos!
Somos seres difíceis! E nosso Manual de Instrução vem com tinta invisível, ou seja, os outros coitados incumbidos de nos cuidar, ensinar (de nossa própria espécie), ficam totalmente perdidos, isto, sem falar que cada pessoa é de um “modelo”, um modus operandi completamente único e diferenciado. Às vezes um mero fato irrelevante gera comportamentos de diferentes proporções e intensidade inimagináveis, e isso, nem Freud conseguiria explicar!
Filhos... filhos... uma Missão Quase Impossível de se formar gente! Ações e reações iminentes a cada estímulo, diferindo resultados, intensidade e clareza em cada época da vida, variando de acordo com o ânimo, o bolso, a emoção, o conhecimento, a visão de valores, de si mesmo ou do mundo (distorcida ou não), ou seja: IMPOSSÍVEL DE SE PREVER OU ENTENDER!
Até nós mesmos, que nascemos e convivemos com nosso universo interno particular (e peculiar) muitas vezes pensamos secretamente: meu Deus, como é que eu me aguento!!! (quem nunca pensou isso nem uma vezinha, que atire a primeira pedra!) hihihi...
Então, suportar outro ser humano fustigando sua cabeça e testando seus limites em estado ABORRECENTE precoce ou tardio é simplesmente DOSE PRA ELEFANTE (tadinho do paquiderme!) – haja paciência!!!
Nesse surto psicótico de conhecer-se a si mesmo, conhecer os outros e administrar as intersecções do mundo externo e suas exigências,    estamos cada dia mais loucos, mais “pirados na batatinha!”
Agora, sobre paternidade animal (incluindo-se os primatas, nossos ancestrais) parece ser muito mais simples e organizada. Sim! O instinto e senso de grupo e cooperação parecem facilitar bastante as coisas! – HÁ – uma hierarquia que não é estabelecida pela beleza, dinheiro ou poder (comprado ou imposto). Conquista-se mediante regrinhas primitivas simples e eficazes: o mais forte, com características dominantes (mais instinto/agressividade), que demonstre chances reais de defender e preservar a espécie, é o líder! Se outro aparecer querendo “Ibope” no: – “Vamos ver quem ganha no braço ou no grito?”, tem que provar que pode! É estranho, mas funciona, até porque eles vão até o fim meeeeessssmo pra ver se o outro aguenta!
De tudo isto, essa aventura insólita, só lamento nossa animosidade quando: além de destruirmos o que não construímos, de depredar o que é um bem comum, ainda perdemos um tempo precioso tentando entender o propósito da vida e, infelizmente descobrimos, lá no finzinho, que TUDO podia ter sido muito, muito mais simples e fácil:

Era só não ter levado a vida muito a sério!